quinta-feira, 22 de outubro de 2009


"Bendize, ó minha alma ao Senhor, e tudo que há em mim bendiga o seu santo nome" (Sl.103.1)


Quão profundas são as palavras do salmista Davi neste salmo! Não há como dizer que tais palvras não reflitam sentimentos verdadeiros de alguém que abre o coração em devoção a Deus.

Este salmo fala do alcance integral e inclusivo da misericórdia de Deus. Ele fala de "perdoar iniquidades", "sarar enfermidades", "redimir a vida", "fartar de bens a velhice" e renovar a mocidade". Isto quer dizer que não há área da vida humana que esteja fora do alcançe de Deus. Da criança ao mais idoso, todos são presenteados com a misericórdia de Deus. Na verdade, ao nascermos, somos banhados por essa misericórdia.

Por isso, Davi fala com tanta convicção que o "Senhor é misericordioso e compassivo" (v.8). Por isso, Davi diz que Deus se revela a nós "como um pai que se compadece de seus filhos..." (v.13).

Observe que no versículo 14, o salmista nos mostra que toda essa graça de Deus derramada em nós tem como fundamento o fato de Deus nos conhecer. Deus sabe que somos pó. Deus conhece todas as nossas limitações. Ele não aceita nem concorda com os nossos pecados, na verdade, se entristece. Mas o salmista Davi, homem como nós, nos diz que por saber quem somos, Deus faz com que a sua misericórdia seja de eternidade a eternidade, ou seja, infinita (v.17). O profeta Jeremias, em suas Lamentações diz que "as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim" (Lm.2.22). Louvado seja o nome do Senhor! Diante deste alcançe da graça de Deus em nossas vidas, não temos outra coisa a dizer, senão: "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo que há em mim bendiga o seu santo nome"

Aleleuia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário