quarta-feira, 22 de abril de 2009

Adoradores que Deus Procura


Em João 4, temos o clássico texto que nos aponta o desejo de Deus. Ele procura pessoas para manterem um relacionamento. Gênesis 2.8 diz: “E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do oriente, e pôs nele o homem que havia formado”; o v. 15 diz: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar”. Portanto, Deus criou o homem e o colocou no "lugar de relacionamento", é isso que significa a palavra "éden". Ela lá que Deus passeava e mantinha um relacionamento com a maior de suas criações, o homem, que foi criado à sua imagem e semelhança e para o louvor de Sua glória.
Isso quer dizer que o mais importante para que entendamos o que é verdadeiramente a adoração a Deus, é termos um relacionamento com Ele. A adoração é, simplesmente, uma demonstração de que temos um relacionamento de intimidade e serviço ao Senhor. Para você entender melhor isso, é importante olhar para a história de um homem que traz como marca na sua vida o entendimento do que seja um verdadeiro adorador.

Vejamos o que diz 1Sm. 16 e prestemos atenção em algumas curiosidades do texto: a) Deus rejeitou a Saul por não ter um relacionamento com ele (1); b) Deus mandou Samuel procurar um rei para Israel (1); c) Samuel engana-se ao enxergar o seu “rei” (6); d) Deus não vê como o homem vê (7); e) Quem, então, seria este rei? (11);

Veja o ponto que paramos! O rei que Deus queria para Israel não estava na casa de Jessé naquele momento. Mas onde estava o rei? Estava apascentando ovelhas de seu pai. Então vamos lá no campo conhecer este homem antes que ele se torne um rei.

* No Salmo 15 Davi diz: “Quem Senhor habitará no seu tabernáculo?...”
* No Salmo 19 Davi narra: “Os Céus proclamam a glória de Deus...”
* No Salmo 23 o pastor Davi Diz: “O Senhor é o meu pastor...”. Ele sabe o que está dizendo (ver 1Sm. 17.34-37).

Espere um pouco! Esse Davi que fala do Senhor como Seu Pastor é o mesmo que estava tomando conta das ovelhas de seu pai Jessé. Este jovem, enquanto apascentava as ovelhas, mantinha um relacionamento íntimo com Deus. Ele alegra o coração do Senhor lá no campo e revela uma saudável comunhão com o Altíssimo.

Preste atenção nisto: O DEUS QUE PROCURA ADORADORES ENCONTRA UM! É isso mesmo! Lá no campo, Deus vê um jovem que o adora enquanto cuida dos seus afazeres. Davi é o adorador que Deus procura. Você entende que Deus está à procura de homens e mulheres como Davi, que o adore enquanto realiza suas atividades. Vamos voltar para 1Sm. 16. 11-13. “Levanta-te e ungi-o, pois este é o rei”.

O que podemos aprender com isso?
1) Disponha-se a ser um verdadeiro adorador – “Exaltar-te-ei, ó Deus meu e rei; bendirei o teu nome para todo o sempre. Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome para todo o sempre” (Sl.145.1,2). Deus poderia ter criado robôs, que o adorassem continuamente e de forma absolutamente perfeita; ou até mesmo poderia se contentar com os anjos que estão diante dele eternamente adorando-o. Mas por que ele não quis assim? Ele deseja pessoas com inteligência, que o busque de livre e espontânea vontade, de forma verdadeira e não por obrigação.
Davi entende isso, e sem nenhum interesse senão o de agradar a Deus com a sua adoração, se entrega com todo o seu coração com toda a sua alma, com todo o seu entendimento ao Senhor (Sl.146.1,2). É isso que é adorar em espírito e em verdade!
O verdadeiro adorador é aquele que busca ser íntimo de Deus. É aquele que busca andar corretamente com os princípios da Palavra. Davi entende que antes de tudo adoração é prostrar-se, servir e consagrar-se ao Senhor. É por isso que no seu dia-a-dia ele se mostra um adorador em potencial.

2) Esteja certo que Deus o encontrará – “E, tendo tirado a Saul, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade” (At.13.22).
Quando o texto de João 4 diz que Deus procura adoradores, isto de fato é comprovado neste texto de Atos. Paulo diz que Deus “achou” a Davi. Quando olhamos o contexto da história de Davi, vamos perceber que ele foi achado por Deus. Ele tomava conta das ovelhas de seu pai, e Deus o olhava; ele compunha os seus salmos e Deus o admirava; ele respirava adoração e o Senhor se agradava dele; ele se prostrava e Deus o recebia em sua presença. Este jovem foi encontrado por Deus como alguém que alegrava o Seu coração, que fazia a Sua vontade, que o adorava em espírito e em verdade.
Deus não procura “adoração”, mas sim “adoradores”. Deus não quer tocadores de instrumentos, mas sim adoradores; Deus não quer cantores de vozes afinadas, mas sim adoradores; Deus não quer uma igreja que cante bonito e alto, Ele quer adoradores.
A sua adoração refletirá o gral de intimidade que você tem com o Senhor, e ele só irá ao seu encontro se você o reconhecer como Senhor de sua vida. Quando adoramos a Deus por aquilo que ele é para as nossas vidas, sentiremos-nos impulsionados a nos dedicar em estreita comunhão e intimidade com o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário