quarta-feira, 22 de abril de 2009

Consequências de uma Vida Cheia do Espírito Santo

A vida prática de um cristão é o principal veículo que mostrará se ele é ou não cheio do Espírito Santo de Deus. Os irmãos da igreja de Jerusalém – chamada de Primitiva, por ter sido a primeira – eram diferentes por serem cheios do Espírito. Iremos marcar o nosso tempo se observamos as atitudes e características daqueles irmãos que viveram na primeira igreja cristã. Eis aqui algumas:
Uma Igreja que Aprende (42) – Esta é a primeira evidência de uma igreja cheia do Espírito Santo. Os primeiros discípulos de Jerusalém não pensavam que era só receber o Espírito e pronto. Pelo contrário, eles sentavam aos pés dos apóstolos para aprender, para ouvir a exposição fiel da Palavra e dos ensinos de Jesus (4.31).Você está sendo ensinado na doutrina dos apóstolos? Se isso acontece, você é cheio do Espírito Santo.
Uma Igreja que Ama (42) – A comunhão era uma constante na vida da igreja, pois o texto diz que eles “perseveravam”. Primeiro, devemos lembrar que só podemos viver em comunhão se tivermos o Espírito Santo trabalhando em nós. A demonstração de amor, o compartilhar juntos da fé, de alegrias, de tristezas, de lutas, de vitórias, afirmam que somos cheios do Espírito de Deus (4.32-35).
Uma Igreja que Adora (46, 47a) – A ação do Espírito era vista nesta igreja, pois ela perseverava unânime no templo. A comunhão vinda do Espírito fazia com que eles se reunissem para adorar. É interessante lembrar que a presença do Espírito numa igreja pode não combinar com “barulho”, pois o texto diz que a igreja adorava com “alegria e singeleza de coração” (46). A idéia é que a adoração era feita de uma forma cativante, sem muito alarde, com equilíbrio e reverência. A maior marca de uma igreja adoradora é a alegria. Ela é quem autentica se uma igreja é cheia do Espírito ou não (Sl. 122.1; Fl. 4.4).
Uma Igreja que Evangelizava (47b) – As três características anteriores fazem parte da vida interna da igreja. Ao olharmos para o vers. 47 vamos ver que de alguma forma o Espírito tornou aquela igreja evangelística. Se não, vejamos:
a) Uma igreja firma nas doutrinas bíblicas se torna capaz de levar o verdadeiro evangelho de Cristo;
b) Uma igreja que ama cativa as pessoas e as torna desejosas de conviver com este mesmo amor
c) Uma igreja que adora com alegria contagia os que a ela se aproximam, levando-as a reconhecer o fator principal da nossa alegria – Jesus.
Isso nos leva a concluir que o compromisso interno, as motivações corretas aqui dentro, farão com que aqueles que chegam até nós tornem-se impactados com o evangelho que vivemos e pregamos. Resumindo, pregaremos mais com a vida do que com as palavras. Ainda assim, temos que ser evangelizadores, missionários, anunciadores do Reino de Deus. A pregação dos apóstolos, o testemunho dos membros da igreja, a comunhão vivida, a vida de plena adoração, faziam com que o Senhor acrescentasse dia-a-dia os que iam sendo salvos (At.9.31).
Uma igreja cheia do Espírito Santo promove a salvação ao mundo, seja com missões, seja com a evangelização, seja com o testemunho dos crentes através do aprendizado, da comunhão em amor, da adoração com alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário