segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Salmo 92 e a Variedade de Instrumentos

Na abordagem anterior, foi feita uma análise dos dois primeiros versículos do Salmo 92. Destaquei o conteúdo da adoração e ações de graças do salmista, ou seja, ele adorava pelas misericórdias e pela fidelidade de Deus. O outro ponto enfatizado foi a intensidade. De dia e de noite o salmista dava graças a Deus, o que quer dizer, em todo o tempo.
Mas é preciso observar como o salmista expressava as suas ações de graças e louvor a Deus. Como ele expressava a sua adoração? Esta pergunta é respondida no versículo 3. O salmista diz: “com instrumentos de dez cordas, com saltério e com a solenidade da harpa”. O que ele quer dizer com isso?
Podemos dizer que o Salmista tinha convicção que a adoração a Deus poderia ser expressada das formas mais variadas possíveis e com os mais variados instrumentos. Os instrumentos de dez cordas, o saltério, a harpa eram os instrumentos comuns da época, por isso são eles citados pelo salmista. Se o salmo fosse composto em nossos dias talvez o poeta dissesse, Bom é render graças ao Senhor... com o violão, o contra baixo, o cavaquinho, o violino e a guitarra (pra citar somente instrumentos de cordas). O salmista mostra-se apreciador de vários tipos de instrumentos.
O que precisamos deixar bem claro aqui é que a forma não pode ser, em hipótese alguma, o mais importante na nossa expressão de adoração e louvor a Deus, mas sim a essência, a compreensão de que bom é render graças ao Senhor pelas suas misericórdias e pela sua fidelidade; bom é render graças ao Senhor em todo o tempo, o dia todo, com intensidade de alma e coração. Nesse caso, não comprometemos a essência em detrimento da forma.
Em Cristo...

Um comentário:

  1. E ai Rev. Gostei do texto principalmente na parte de que se ele fosse escrito nos dias de hoje... rsrs
    "guitarra, contra-baixo, violão, cavaquinho"

    Um abraço!

    ResponderExcluir